Dieta detox: como fazer? [GUIA COMPLETO]

Dieta detox: como fazer? [GUIA COMPLETO]

Tempo de leitura: 4 minutos

De fato, após as férias, pode ser bom fazer uma dieta detox para purificar e eliminar as toxinas. Isso permite que o corpo descanse e estimule os órgãos (como o fígado) responsáveis ​​pela eliminação de toxinas.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como fazer uma dieta detox, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é a dieta detox?

Em suma, os rins e o fígado filtram os resíduos do corpo, quando os intestinos retiram os nutrientes. Quando eles não podem mais desempenhar seu papel, o estado geral é perturbado. Fadiga, aparência turva, digestão lenta e retenção de água são alguns dos sintomas comuns.

As funções de eliminação precisam ser estimuladas para garantir a drenagem adequada dos órgãos. O objetivo da dieta detox é livrar o corpo de todas as toxinas acumuladas nas refeições. 

Uma dieta detox para perder peso?

Se você estiver fazendo um tratamento de desintoxicação para perder peso, pode ficar desapontado. A dieta pode fazer com que você perca alguns quilos temporariamente, mas eles serão retomados rapidamente. 

Como em qualquer dieta, não faz sentido excluir alimentos e passar fome por muito tempo, pois o corpo sempre acaba tentando preencher a lacuna. 

O que perdemos nesse tipo de tratamento é a água e os músculos, devido à falta de proteínas. Isso, portanto, não é o desejável para quem deseja perder peso e esculpir sua figura.

O que comer na dieta detox?

Muitas frutas e legumes, peixe, sopas, vegetais e até chá de ervas. Essa é a base de uma dieta detox. No entanto, lembre-se de que a verdadeira desintoxicação é baseada em uma vida saudável e em uma dieta equilibrada todos os dias!

Suco de limão

Todas as manhãs, você pode limpar seu corpo bebendo o suco de meio limão misturado com um copo de água morna. Para que isso seja eficaz, você deve beber o suco ao acordar com o estômago vazio e comer apenas 20 a 30 minutos depois.

De fato, este gesto diário promove a eliminação de resíduos e toxinas acumuladas no corpo, estimula o fígado e o sistema imunológico, alivia doenças digestivas, promove a digestão e restaura a energia. Em suma, o potássio, vitamina B e minerais encontrados no limão ajudam a prevenir doenças. 

Finalmente, os flavonoides contidos nesta fruta cítrica protegem contra o envelhecimento e os riscos cardiovasculares. Em suma, o limão é um importante aliado da saúde em muitas áreas e, pela manhã, o reflexo é essencial durante a cura da desintoxicação.

Frutas e vegetais

Mais do que apenas na dieta detox, os seguintes alimentos geralmente são bons para o corpo. Eles ajudam a apoiar o excesso de alimentos, prevenir doenças, estimular o processo de limpeza do corpo para reativar a capacidade natural de regenerar e curar. 

Portanto, escolhemos: frutas e vegetais que contêm muitos antioxidantes, fibras e água. Além disso, é preferível os comer crus e com a casca, se houver.

Bons legumes para a dieta detox são:

  • Alcachofra: rica em vitaminas C e K e antioxidantes.
  • Espargos: diurético, drena o fígado e elimina toxinas do corpo, rico em folatos, é um anti-stress natural.
  • Coentro fresco: rico em micronutrientes, remove metais pesados ​​do corpo.
  • Cenoura: muito rica em glutationa que é boa para o fígado, rica em betacaroteno e antioxidantes que suportam o funcionamento do sistema imunológico.
  • Repolho: rico em enxofre, oligoelementos, antioxidantes, estimula as enzimas desintoxicantes do fígado e purifica o sangue.
  • Beterraba: purifica o fígado e o sangue, participa da quebra de gorduras, rica em antioxidantes e fibras.
  • Espinafre: rico em micronutrientes, rico em potássio, muito alcalinizante e diurético.
  • Rabanete preto: ajuda a regenerar o fígado, drena a vesícula biliar e os rins, antioxidante, fonte de enxofre, magnésio, potássio e cálcio.
  • Alho: antioxidante natural e antibacteriano, ajuda a limpar o sistema intestinal, rico em minerais.
  • Aipo: diurético, rico em fibras e vitamina C e B9.
  • Gengibre e açafrão: anti-inflamatório e diurético (é bom combinar açafrão com pimenta preta).

Gostou de saber mais sobre a dieta detox? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *