Tempo de leitura: 4 minutos
Reconhecida por sua eficiência formidável na perda de peso, a dieta Dukan é uma das dietas mais conhecidas e uma das que mais deixa as pessoas que a fazem satisfeitas.
Para ajudar você a entender mais sobre a dieta Dukan, eu preparei o artigo de hoje com algumas informações importantes sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Os princípios da dieta Dukan
A dieta Dukan é uma dieta fundada nos anos 70 por um médico nutricionista francês, chamado de Pierre Dukan, cujo objetivo é propor uma perda de peso rápida e eficaz a curto prazo.
O principal princípio dessa dieta rica em proteínas e baixas calorias é começar com uma fase muito estrita na qual apenas as proteínas são permitidas.
Os outros alimentos são reintroduzidos gradualmente a partir de então, em uma ordem muito precisa: os vegetais e depois o pão, o queijo, as frutas e os alimentos ricos em amido.
A forte redução na absorção de carboidratos (açúcares) e lipídios (gordura) incentiva o corpo a explorar suas células adiposas, os famosos estoques de gordura, para continuar funcionando adequadamente.
Paralelamente, é estabelecida uma cetose: os corpos cetônicos são liberados no sangue, promovendo a saciedade, mas forçando os rins e o fígado a funcionar mais. Este tipo de dieta não é recomendado para pessoas com diabetes, doença cardiovascular, doença renal ou hepática.
A dieta Dukan é dividida em quatro fases distintas, cuja duração depende da perda de peso prevista. Aqui está uma breve explicação sobre elas:
Fase de ataque
A primeira fase do método, chamada de fase de ataque, é a mais severa da dieta. No menu desta primeira fase, apenas as Proteínas Puras (chamadas "PP" ou proteínas magras) são permitidas: carnes brancas, peixe e marisco, ovos e laticínios sem gordura.
A duração desta fase varia de acordo com o número de quilos que você deseja perder. Quanto maior a perda de peso, mais longa será a fase de ataque:
- 1 dia para perdas inferiores a 5 kg
- 3 dias para perdas de 5 a 10 kg
- 5 dias para perdas de 10 a 20 kg
- 7 a 10 dias para perdas superiores a 20 kg
Fase de cruzeiro
A fase de cruzeiro, a segunda fase da dieta Dukan, visa atingir a meta de perda de peso desejada e, portanto, é necessário fazer essa fase até atingir o peso desejado.
Nesta fase, os vegetais são reintroduzidos de forma progressiva: além das proteínas puras, integra-se os alimentos chamados de Proteína-Vegetais.
Esses dois tipos de comidas são alternados todos os dias, ou deseja, 1 dia de proteínas e outro de legumes, mas as pessoas que têm pouco peso a perder também podem fazer apenas 2 dias de proteínas puras por semana.
Clique aqui para saber como perder peso em apenas 30 dias!
Fase de consolidação
A fase de consolidação, a terceira fase da dieta Dukan, visa evitar qualquer ganho de peso (o famoso "efeito ioiô"), retornando gradualmente a uma dieta normal.
Durante esta fase, pão, queijo, frutas e alimentos ricos em amido são reintroduzidos em quantidades controladas, de acordo com frequências específicas:
- 2 fatias de pão integral por dia, possivelmente com um pouco de manteiga
- 1 porção (40 g) de queijo cozido por dia
- 1 porção de frutas por dia: todas as frutas são permitidas, exceto banana, uvas e cerejas
- 2 porções de alimentos ricos em amido por semana: macarrão, polenta, trigo, lentilhas, feijões, ervilhas, grão de bico, arroz integral ou arroz branco, batatas, etc.
- Carne vermelha: 2 vezes por semana. Contudo, o presunto e as salsichas devem ser evitados.
Fase de estabilização
A fase de estabilização, última fase da dieta Dukan, permite encontrar uma dieta normal e deve ser seguida sem limitação de duração, se você deseja manter sua perda de peso.
A ideia é não se privar de nada, enquanto consome quantidades moderadas para evitar qualquer aumento de peso.
Gostou de saber mais sobre a dieta Dukan? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!