Tempo de leitura: 4 minutos
O gengibre ou Zingiber officinale, com seu nome científico, é uma raiz tuberosa perene da família Zingiberaceae. Nativo da Índia e da Malásia, os benefícios do gengibre têm sidos usados por mais de 5.000 na medicina tradicional.
Até o século XVIII, todas as civilizações, incluindo grega e romana, usavam gengibre para melhorar o sabor dos pratos. Mas também por suas propriedades e como antídoto contravenenos.
Para ajudar você a entender mais sobre os benefícios do gengibre, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Ingredientes ativos e propriedades do gengibre
Os benefícios do gengibre devem-se principalmente à sua composição incomum. Composto por 90% de água, o gengibre é particularmente rico em carboidratos e fibras. Também contém cálcio, sódio, ferro e vitaminas (A, B1, B2, B3, B5, B6, B9 e C).
No entanto, deve-se notar que a vitamina C está presente apenas no gengibre fresco. Além disso, o rizoma do gengibre (a parte subterrânea) é rico em sais minerais e oligoelementos: potássio, manganês, magnésio, iodo, ferro, sódio, zinco, fósforo e cobre.
Também é rico em amidos, proteínas, carboidratos, lipídios e fibras alimentares. Composto principalmente de gingerols, shogaols e paradols, o gengibre é um poderoso:
- Antioxidante, desde que consumido cozido;
- Anti-inflamatório;
- Antiemético;
- Antibacteriano e antiviral;
- Antifadiga
- Tonificante e revigorante;
- Queimador de gordura.
Além disso, algumas pessoas atribuem propriedades acidificantes ao gengibre. Por enquanto, nenhum estudo confirmou ou invalidou essa hipótese.
Os benefícios do gengibre na saúde
Apesar de seu sabor forte, que não é unânime, o gengibre é consumido em todo o mundo por suas inúmeras virtudes. Na Índia e na Ásia, é usado tradicionalmente para tratar diarreia, digestão e problemas estomacais, além de náusea.
Na Europa, a Escola de Salerno (a primeira escola de medicina fundada na Idade Média) recomendou a infusão de gengibre quente para tratar o estômago, rins e pulmões. Mas também para saciar a sede, reviver, excitar o cérebro e estimular a libido.
As virtudes do gengibre no sistema imunológico
Gengibre, e especialmente a infusão de gengibre, aquece o corpo quando está frio. Como resultado, ajuda o corpo a prevenir resfriados, gripes, alergias e dores de garganta.
Além disso, se o frio já estiver lá, ajuda a eliminar a fleuma, aquecendo diretamente os pulmões. Assim, beber uma infusão de gengibre e limão pela manhã ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Os benefícios do gengibre nas náuseas e vômitos
Um estudo de laboratório do Instituto Farmacêutico da Universidade Livre de Berlim, em 2001, mostrou que alguns compostos de gengibre aderem aos receptores das células do intestino delgado.
Assim, eles bloquearam a ação de substâncias químicas induzidas pelo organismo, incluindo a serotonina, causando náuseas.
Portanto, recomenda-se consumir gengibre durante a gravidez (0,5 a 1,5 g de pó de gengibre na forma de cápsulas). Mas também após a cirurgia (1 g de gengibre em pó na forma de cápsulas ou 10 g de gengibre fresco). Ou depois de uma sessão de quimioterapia.
Os benefícios do gengibre na digestão
Ao estimular a secreção de bile e a atividade de várias enzimas digestivas, o gengibre ajuda a digerir os alimentos mais rapidamente, incluindo a gordura.
Clique aqui para aprender como usar suplementos de maneira segura!
Gengibre para aliviar dores reumáticas
Numerosos estudos científicos realizados in vitro e em humanos demonstraram os benefícios do gengibre. Assim, o consumo de gengibre fresco reduz significativamente a dor nas articulações.
Especialmente aqueles relacionados à artrite, tendinite, dor lombar, osteoartrite e artrite reumatoide. De fato, (6) - gingerol e (10) - gingerol, os dois ingredientes ativos que conferem esse sabor picante, têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Mas sem os efeitos colaterais desagradáveis. Obviamente, para ser eficaz, o gengibre deve ser consumido regularmente.
Os benefícios do gengibre no açúcar no sangue
De acordo com um estudo de 2013 publicado no International Journal of Food Sciences and Nutrition, o gengibre ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e assim, melhora a resistência à insulina em pessoas com diabetes tipo 2.
As virtudes do gengibre no sangue e no coração
O gengibre associado ao limão ou óleo essencial de limão tem uma ação depurativa. Em outras palavras, eles limpam o sangue de todo o lixo que ele contém. Isso ajuda a promover a circulação sanguínea e a eliminação do colesterol ruim.
Mas, os benefícios do gengibre e limão não param por aí. De fato, também é eficaz na prevenção de certas doenças cardiovasculares, acalmando inflamações e limpando profundamente a pele.
Gostou de saber mais sobre os benefícios do gengibre? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!