Parar de comer doces: 6 alimentos

Parar de comer doces: 6 alimentos

Tempo de leitura: 4 minutos

Quase todas as dietas, veganas, paleo ou cetogênicas, têm algo em comum: evitar o açúcar refinado. Este açúcar é usado para dar um certo sabor aos alimentos, mas, diferentemente dos açúcares naturais, como os de frutas, é prejudicial à saúde e, por isso, é essencial parar de comer doces.

Se algum de vocês já tentou ficar sem açúcar por um tempo, deve ter notado o quão difícil pode ser. Bolos, biscoitos e outras sobremesas normalmente contêm açúcares e alimentos menos suspeitos, como pão, iogurte ou molho de tomate também. 

No entanto, quando o açúcar branco é eliminado, os resultados são inestimáveis: não se trata apenas de perder alguns quilos a mais, mas também de ter mais energia pela manhã, um risco menor de contrair diabetes tipo 2, uma qualidade de descanso melhor e redução de outros problemas estomacais, como inchaço ou constipação.

Para ajudar você a entender como é possível parar de comer doces, eu preparei o artigo de hoje com alguns alimentos que podem te ajudar. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

6 alimentos que vão te ajudar a parar de comer doces

1.  Alimentos proteicos

Substituir açúcar por proteína é a melhor maneira de estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Uma refeição proteica diminui a absorção de açúcar e evita que os picos desçam e subam, enquanto faz você parar de comer doces.

Comer mais proteína não significa comer um bife e pronto. É melhor preferir proteínas contidas em lentilhas, carne de frango, feijão preto, salmão, ovos e laticínios gordos, como iogurte ou kefir.

2.  Gorduras saudáveis

Embora no passado os nutricionistas considerassem a gordura um macronutriente absolutamente a ser evitada, em épocas mais recentes seu papel foi reavaliado, principalmente ao fazer uma transição para uma dieta pobre em açúcar. 

Quando a energia precisa ser queimada, o corpo volta aos açúcares e, quando é eliminado para o açúcar, refere-se à gordura. Dessa maneira, o corpo se transforma em uma máquina supereficiente de queima de gordura e se acostuma a queimar gordura quando precisa de energia.

As melhores gorduras a consumir estão contidas no abacate, que também é rico em proteínas, na manteiga, no azeite extra-virgem e em todos os alimentos ricos em ômega 3, como nozes, peixes gordurosos, sementes e vegetais de folhas verdes. 

3. Alimentos ricos em fibras

Nas lojas, existem muitos alimentos enriquecidos com fibras (adicionados durante o processo de produção), mas quando se trata de manter o desejo de sobremesa à distância, a melhor solução será comer nozes, sementes de linhaça, frutas e cenouras. 

As fibras contidas nesses alimentos retardam o processo digestivo, estabilizando os níveis de açúcar no sangue e diminuindo o risco de contrair diabetes. 

Outra vantagem das refeições ricas em fibras é que elas nos saciam por muito tempo, eliminando também o hábito de comer lanches entre as refeições e nos fazendo perder um pouco de peso.

4.  Probióticos

Por que os probióticos ajuda você a parar de comer doces? Muitos probióticos são inimigos da Candida, um fungo que causa várias doenças como psoríase, turvação do cérebro, ganho de peso e infecções vaginais, que se alimentam de açúcares. 

Ao eliminar os açúcares, removemos a fonte primária de alimentos deste fungo e, se consumirmos alimentos probióticos, obteremos resultados ainda melhores porque as boas bactérias se reproduzirão no intestino e as ruins serão mantidas afastadas (uma proporção ideal seria 85% das boas bactérias ou neutro e 15% de bactérias ruins). 

Dessa forma, você obtém uma pele mais saudável, um sistema imunológico mais forte e um intestino mais limpo. Nesse sentido, os alimentos certos são o kefir, vinagre de maçã, iogurte grego e kombucha. 

5.  Comida azeda

Quando você está procurando algo doce, a melhor coisa a fazer é comer algo azedo. Esses tipos de alimentos também são probióticos ou ácidos orgânicos que promovem o crescimento de boas bactérias e, consequentemente, a eliminação da Candida.

Alimentos fermentados podem ser adicionados às saladas com a adição de limão. Esses alimentos diminuem a digestão, evitam picos de açúcar no sangue e melhoram a absorção de nutrientes.

6.  Ervas e especiarias

O uso de ervas e especiarias ajudará o corpo a se livrar do vício em açúcar. O gengibre, por exemplo, é um anti-inflamatório natural que melhora a sensibilidade à insulina e protege contra o diabetes.

Ele pode ser adicionado a um batido ou a um chá com limão ou mel. Açafrão é outro tempero muito eficaz que também ajuda com colesterol alto. 

Gostou de saber quais os alimentos que podem te ajudar a parar de comer doces? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *