Tempo de leitura: 4 minutos
Ômega-3 são ácidos graxos essenciais para o nosso corpo. Descobertos há muito tempo, é apenas recentemente que eles foram rastreados pela ciência, e assim, ainda estão tentando desvendar todos os benefícios do ômega 3.
Para ajudar você a entender mais sobre os benefícios do ômega 3, eu preparei o artigo de hoje com uma lista dos principais. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é ômega-3?
Omega-3s são um conjunto de ácidos graxos. Entre eles, 3 possuem atividade significativa para o ser humano: ácido alfa linolênico (ALA), ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).
Esses elementos são essenciais e entram na composição dos órgãos vitais do nosso corpo, como o nosso cérebro. No entanto, muitos de nós ainda não conhecem os benefícios do ômega 3 para a saúde geral.
Confira abaixo, os benefícios do ômega 3 para sua saúde:
Os benefícios do ômega-3 para a saúde
Em centenas de estudos sobre ômega-3 desde a sua descoberta, foi possível destacar suas propriedades e várias virtudes no corpo humano. Eles não são apenas essenciais, mas também são bons para nós.
Ômega-3 e saúde do coração
Numerosos estudos examinaram os benefícios do ômega 3 no sistema cardiovascular. O consumo de ômega-3 ALA está associado a uma redução considerável no risco cardíaco.
O estudo mais conhecido é o conduzido pelo Dr. Michel de Lorgeril, cujos resultados foram divulgados em 1994.
Durante este estudo, destacou-se que uma dieta rica em ômega-3 pode reduzir significativamente o risco de desenvolver problemas cardiovasculares, especialmente em pessoas com problemas de infarto.
Além disso, o ômega-3 ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas com pressão alta. Os ácidos graxos aumentam os níveis de "bom colesterol" e reduzem os níveis de triglicerídeos em 15 a 30%.
Finalmente, eles também têm o efeito de impedir a formação de placas de colesterol no sistema cardiovascular! Em suma, os ácidos graxos são bons para o coração.
Prevenção de transtornos mentais
Nossos cérebros são constituídos por quase 60% de gordura, incluindo ácidos graxos ômega-3. Por esse motivo, são essenciais para o bom funcionamento de nossas funções cognitivas.
De fato, os distúrbios do déficit de atenção constituem um conjunto de doenças neurológicas que são caracterizadas por diferentes distúrbios.
Foi possível demonstrar uma ligação entre um nível relativamente baixo de ômega-3 no sangue e uma piora dos sintomas da doença. Assim, o ômega-3 ajuda a reduzir os sintomas da doença, assim como apoia o tratamento do transtorno bipolar, que é uma doença mental.
Os ácidos graxos ômega-3 também podem ajudar a resolver problemas comportamentais em crianças. Eles podem impedir seu aparecimento com consumo suficiente durante a gravidez, mas também durante a infância.
A suplementação com óleo de peixe pode melhorar certas condições, como desatenção, hiperatividade, impulsividade e até agressão percebida em algumas crianças.
Ômega-3 em face da ansiedade e depressão
A depressão é uma doença comum que pode ser bastante melhorada pelo consumo regular e suficiente de ômega-3. Pessoas que sofrem de depressão têm níveis relativamente baixos de ômega-3 no sangue.
Óleos ricos em ácidos graxos EPA e DHA são indicados para reduzir os sintomas da depressão . Um estudo de 2007 com pessoas com depressão demonstrou os benefícios do ômega 3 contra a doença.
Clique aqui para aprender como usar suplementos de maneira segura!
Redução dos sintomas de inflamação
Como outros alimentos, como a cúrcuma, por exemplo, o ômega-3 possui importantes propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir os efeitos da inflamação crônica.
Pessoas obesas e estressadas podem suplementar com ômega-3 para limitar a produção de citocinas, que são moléculas inflamatórias.
O óleo de peixe (e os ácidos graxos em geral) é eficaz no tratamento da dor relacionada à artrite, como mostram os resultados de estudos preliminares sobre o assunto.
Assim, os ácidos graxos podem reduzir a dor nas articulações, a rigidez. Eles também podem evitar o uso excessivo de drogas em pessoas com artrite reumatoide.
Um auxílio à perda de peso
Muitas doenças crônicas podem ser favorecidas pelo sobrepeso e obesidade. Um problema de peso pode, portanto, ter um impacto muito grande na saúde geral de uma pessoa.
Doenças cardíacas, diferentes tipos de câncer, diabetes tipo 2... acontece que o ômega-3 pode melhorar a composição corporal, com foco no desenvolvimento muscular e na eliminação de gordura.
De fato, o ômega-3 pode promover o desenvolvimento da massa muscular. Combinado com uma dieta saudável e atividade física regular, fontes de ômega-3, como óleo de peixe, podem promover a perda de peso.
Gostou de saber mais sobre os benefícios do ômega 3? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!